segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Com soluções em diversas pontas, Nova Esperança garante quantidade e qualidade à coleta de recicláveis.
Com soluções em diversas pontas, Nova Esperança garante quantidade e qualidade à coleta de recicláveis. "Este lixo não foi recolhido porque não está separado”.
Um adesivo, com essa mensagem simples e direta, mudou a história da coleta seletiva de Nova Esperança, no Paraná. A correta separação dos resíduos domiciliares ganhou força de lei em 2008 quando, por determinação do Ministério Público, os coletores passaram a não recolher materiais orgânicos e recicláveis colocados no mesmo saco de lixo. O morador pode – e deve - ligar no número de telefone que consta no adesivo para esclarecer suas duvidas e não repetir o equívoco.
A coleta cobre atualmente 100% do município de 28 mil habitantes e funciona de segunda a sexta-feira com uma logística diferenciada. “A retirada dos recicláveis é feita por uma carreta acoplada ao caminhão de lixo, ou seja, as duas coletas ocorrem de maneira simultânea”, conta Dorival Boreggio, secretário de Meio Ambiente.
Essas atitudes afirmativas somadas a ações educativas e de conscientização garantem índices de adesão que superam 90% e melhor: com qualidade na separação, o que evita a contaminação dos materiais.
Veja Reportagem completa em: http://www.cempre.org.br/ci_2013-0708_desafios.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário